sexta-feira, 5 de agosto de 2011

A ascenção de Apple e Samsung no mercado de celulares inteligentes.

O título de maior vendedora de celulares inteligentes deixou de ser da empresa finlandesa Nokia, que ocupava o primeiro lugar de vendas desde 1996.  No seu lugar, a Apple, empresa de Steve Jobs, dominou o mercado, sendo que lançou seu primeiro iPhone há quatro anos. Em seguida, a Samsung fica em segundo lugar, mas garante uma disputa acirrada com a Apple nos produtos que estão à venda no mercado. A pesquisa foi realizada pela empresa Strategy Analytics e de acordo com os números obtidos, a Apple vendeu 20,3 milhões dos seus iPhones somente no último trimestre. Ao mesmo tempo, a Samsung teria vendido, ainda não confirmado pela empresa, 19 milhões de smartphones dentro do mesmo período. A grande diferença se mostra com relação às vendas da Nokia, que chegou a 16,7 milhões de celulares.Com relação ao aumento do crescimento no mercado, a Samsung espanta com a sua velocidade, pois apresentou uma maior inserção com cerca de 520% em comparação ao ano passado. Levando isso em conta, hoje a Samsung conta com 17,5% do mercado. A diferença entre o primeiro e o segundo lugar fica estreita, pois a Apple domina 18,5%.

O responsável pelo crescimento da Samsung foi o sua linha Galaxy, que teve em sua última versão chamada de SII um gigantesco número de vendas vindo ao mercado com o sistema operacional Android, esse, desenvolvido pela Google. Em contrapartida, a Apple tem seus famosos iPhones com o iOS.
Aí eu me pergunto: 'Teria a Apple, sentindo o forte crescimento da Samsung, em um mercado que praticamente ela criou, processando-a por cópias e violação de patentes dos smartphones dela pela empresa sul-coreana, um modo de atacar a Samsung?'

Mas será que Steve Jobs se esqueceu que quem faz cerca de 80% do seu excelente iPhone, é a Foxconn e Samsung? ou será que ele realmente esqueceu que é o 2° maior cliente da empresa sul-coreana?

A Samsung respondeu quase de imediato. As 10 patentes reclamadas por ela estão relacionadas com métodos de poupança de energia, redução de erros na transmissão de dados via 3G e tecnologias de comunicação de dados sem-fios.

A briga entre as duas gigantes promete, e nós ficaremos como meros espectadores em uma batalha que será longa, e que nos dará ótimos produtos.

Até a próxima :)

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário